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quinta-feira, 24 de outubro de 2019

As influências de Pistrak e Paulo Freire após a revolução Russa na Educação


   No período pós revolução Russa de Lenin em 1917, Pistrak propunha uma escola gerida por um coletivo infantil que permitia auto-organização dos alunos.
   O ensino desenvolvido através dos métodos complexos, ou seja em agrupamentos de conhecimentos centrados num tema principal deveria levar esse coletivo a uma ação prática sobre a realidade.
   A integração entre o ensino e o trabalho possibilitaria aos alunos uma inserção concreta do mundo, opondo-se a hipocrisia  da classe dominante, ou seja a burguesia apontada por Lenin a qual se separa a vida da política.
   Pistrak não se limita  a apontar essas linhas gerais, mais preocupa-se em detalhar suas propostas, planejando a estrutura do sistema escolar e fazendo recomendações práticas aos educadores.
   Apesar das diferenças da época e do clima pós-revolucionário, o interesse das páginas dos livros de Pistrak permanece no ambiente escolar da atualidade.
   As questões com os quais ele se preocupava continuar a perturbar os educadores de hoje em sua prática cotidiana em e em seus planos para mudanças futuras.
   A história tem mostrado que a escola sempre esteve a serviço de um regime social determinado de forma que ela sempre foi uma arma nas mãos da classe dirigente, assim uma minoria subordina a maioria aos seus interesses.
   Para Pistrak a escola e a revolução devem caminhar juntas, como uma arma ideológica da revolução de modo que haja clareza entre os trabalhadores sobre os interesses da burguesia e dos proletários.
   Na sua proposta de escola as atividades devem ser realizadas nas oficinas para desenvolver nos alunos, hábitos do trabalho. Para ele a escola de segundo grau deve concentrar na grande indústria, pois a escola é quem prepara o material humano.
   Segundo Pistrak será indispensável o mais intimo contato entre a escola e a economia, se quisermos ter homens que compreendam claramente os princípios de nossa obra construtiva participando ativamente em sua elaboração e assumindo como coisa sua para que a educação social possa atingir seu objetivo é preciso que o administrador, engenheiro, contra-mestre, operário etc. entenda a importância do trabalho e da escola do trabalho.
   Para Freire o conhecimento é um construto social, um processo não simplesmente um produto. Consequentemente concebido em termos de uma dialética "diálogo de debates com a busca da verdade" de oposições contrapõe se radicalmente e epistemologia  idealista e positivista tradicional. 
   A pedagogia freiriana surgiu na América Latina como uma crítica ao paradigma educacional tradicional (autoritário) e também ao seu opositor na região, a pedagogia positivista e comportamental que ganhara terreno na América Latina nos anos 50 e 60.
   Paulo Freire tinha um método baseado no diálogo que abordava situações da vida cotidiana  e que se tornasse alunos ativos a partir das discussões sobre o contexto que viviam.
   Descrever os procedimentos para escolhas das palavras, o modo como eram decompostas em sílabas que depois se juntavam em outras combinações para construir novas palavras.
   Seu trabalho era educar e não doutrinar, seu método era alfabetizar muitos alunos em pouco tempo, 40 horas era o suficiente para ensinar jovens e adultos com palavras geradoras do cotidiano de cada um.
   Os métodos de ensino idealizados por Pistrak e Paulo Freire trouxeram grandes benefícios  para as metodologias educacionais da atualidade.
   Muitas escolas utilizam esses métodos opondo-se ao do ensino tradicional quando o professor era o detentor do saber, eu falo você escuta, alunos não críticos, métodos da decoreba, professor autoritário.
   Métodos de Pistrak e Paulo freire integram o ensino e o trabalho com desenvolvimento complexo de agrupamentos e conhecimentos, esses métodos se coincidem é um sistema que facilita a aprendizagem, tanto das crianças como jovens e adultos conseguem aprender com mais rapidez.
   É uma pedagogia que alfabetiza, busca visão crítica e dialética entre os alunos e promove automaticamente o crescimento intelectual do estudantes.

    
Referências Bibliográficas: PISTRAK, M.,Fundamentos da Escola do trabalho,(3ª ed: 2011),São Paulo:Expressão Popular.
FREIRE, P. (1980). Conscientização: teoria e prática da libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. (Traducão de Kátia de Mello e Silva). 3ª ed. (1ª ed: 1967). São Paulo: Morais. 

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Dados Pessoais


José Ricardo Ferreira Pinto

Marina Dias de Almeida (esposa)
Marcos Barreto (enteado)
Miguel Barreto (enteado)

Endereço: Alameda Nossa Senhora do Rosário nº 6-38 

Parque São Geraldo - Bauru/SP CEP 17021-280

Fone: 14 3206-1240 - 99608-1763

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Poesia: Silêncio na cela de aula





Um olhando na nuca do outro
olhando a nuca do outro
olhando a nuca do outro…
Todos sentados, enfileirados
submissos e castrados
Silêncio na cela de aula!
Abram seus cadernos, façam a lição!
Grade na janela, cadeado no portão
detentos estudantes na escola prisão

uuóóóóóóóó!!
Sirene de fábrica no seu ouvido
Recreio é o banho de sol do oprimido
“Sem correr, todos em fila!”
A escola é a negação do corpo e da vida
Física, química, biologia
como prestar atenção
se tudo vai mal na minha família?
Mas ninguém se importa com aluno não
Silêncio na cela de aula!
Grade horária, grade curricular
grade em todo lugar
sem autonomia não se aprende a pensar
Hora da prova!
O aluno começa a chorar:
Se não tirar nota, não vou passar
Se não tirar nota, vou apanhar!
A ansiedade vai aumentar
Branco na hora da prova
Silêncio na hora da prova!
A prova apavora
A prova não prova nada
A prova não mede ninguém
A prova só causa trauma
Ensina a colar também
– Eu não sou minha nota!
“Silêncio na cela de aula”
– Eu não sou uma nota!
“Silêncio na cela de aula”
– Eu sou mais que uma nota!
“Silêncio na cela de aula!!!”
Série, classe e número , a regra é essa
o aluno é apenas uma peça
Num sistema Fordiano de pedagogia
treinado para a fábrica, sentado várias horas por dia
sem fazer barulho, sem reclamar
obedeça para seu salário ganhar
Silêncio na cela de aula!
E para quem não deu as costas,
aí vai um alerta:
A escola dá a resposta
em vez de incentivar a descoberta!
Silêncio na cela de aula!
A escola é a morte da criatividade,
da independência e da individualidade.
Barulho na cela de aula!
É o som da contestação
vamos derrubar as paredes
e acabar com a escola prisão…

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Familia Xitão



Pai:      Benedito Ferreira Pinto
Mãe:    Maria Ferreira Pinto (in memória)                                               

Irmã
                os:   Aparecida de Fátima  Ferreira Pinto
                                                     José Ricardo Ferreira Pinto 
                         Regina Ferreira Pinto
                         Euléia de Fátima Ferreira

Filhos: Ricardo Miranda Pinto
             Sabrina Miranda Ferreira            
             Suellen Miranda Ferreira
            
Neta:   Heloisa Ferreira

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Música: Manoela

bis - O Manoela Manoela Manoela 
        Eu queria ser qualquer coisa pra estar juntinho dela

        Eu queria ser um pombo no pombal da Manoela
        Pra bicar o seu rostinho e puxa o cabelo dela

        O Manoela Manoela Manoela 
        Eu queria ser qualquer coisa pra estar juntinho dela

        Eu queria ser a água da casa da Manoela
        Ser o seu sabonetinho e deslizar no corpo dela

        O Manoela Manoela Manoela 
        Eu queria ser qualquer coisa pra estar juntinho dela

         Eu queria ser um peixe do aquário da Manoela
         Só pra ver tirando a roupa e olhar pras curvas dela 
         
         O Manoela Manoela Manoela 
         Eu queria ser qualquer coisa pra estar juntinho dela

        Eu queria ser o batom nos lábios da Manoela
        E ser o seu travesseiro pra dormir na cama dela
        
        O Manoela Manoela Manoela 
        Eu queria ser qualquer coisa pra estar juntinho dela




musica: Laisla


Como vou esquecer aquele beijo na boca
Pensei que você só pode estar louca
Ficar comigo mesmo me vendo com outra
Será paixão, amor, carinho vê se me fala moça

Não sou do tipo que fico apaixonado
mas pelo jeito eu estou atordoado
Será o seu feitiço que me deixou assim
Ou hipnose estou com pena até de mim

Olha como você me deixou Laisla
Até meu coração parou Laisla
Sua paixão me derrubou Laisla
Estou sentindo seu amor Laisla

sábado, 5 de outubro de 2019

Quanto tá o ingresso tio?



 Um dia num fim de semana, seu Valdomiro vigia aposentado, estava trabalhando na Portaria do Colégio.
Chegou um cara, bateu no vidro da Portaria e disse: 
 - O tio dá um ingresso aí? Quanto é?
 Esse ingresso seria para entrar no Zoológico Municipal de Bauru que fica próximo ao CTI, ele achou que aqui era o Zoo.
 Mas o jeito que o seu Valdomiro contou foi muito engraçado.
 Tem ingresso aí tio?
 Quase que o seu Valdomiro respondeu:
- Você está vendo algum bicho aqui?