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terça-feira, 12 de novembro de 2019

Nossas brincadeiras dos anos 70,80




Pular corda, amarelinha, pera uva maça, andar de bicicleta, jogar pião, soltar pipa, peixinho, jogar búrica, esconde esconde, salva, jogar pedrinha, golzinho na rua, queima, bete, bater figurinha eram umas das brincadeiras que gostávamos de brincar.

Ferreira 

terça-feira, 29 de outubro de 2019

Crônica: Põe o Pinto ou não


Meu nome completo é José Ricardo Ferreira Pinto
Quando fui casar-se no cartório pela primeira vez
Queria colocar o meu sobrenome no da minha minha primeira esposa.
Ela ia se chamar "nome fictício" Luciana dos Santos Pinto
Mas a Luciana não queria ter esse sobrenome , ela dizia ser feio.
Mas eu ensistia  ao Juiz do casamento:
- Pode por o Pinto doutor, ela:-Não vai por o Pinto
O juiz se irritou- Vocês precisam decidir logo! precisamos fazer logo esse casamento, que tem mais gente pra casar ainda.
Finalmente ela ficou com os Pintos, o meu e do sobrenome.
Aí nós separamos. e ela tirou o Pinto.

Musica: Menina


Menina, quando te vejo meu coração dispara
O que você fez com esse cara
Que só queria beber jogar bola
Com os amigos da rua e da escola

Menina, a minha vida é pensar em você
A cada segundo eu quero te ver
Nem durmo de noite, e sonho acordado
Estou louco de amor e apaixonado

Menina, os meus amigos dizem que você é bonita demais
E te conquistar eu não era capaz
Jamais merecia ter você pra mim
Que pra namorar eu nunca era afim

Menina, tão perguntando como eu consegui
Me modificou de eu ser louco por ti
Que eu ganhei na loto sem ter jogado
De todos meninos eu fui premiado

Menina,Menina, Menina eu te amo

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Atividade de Língua Portuguesa 5º Ano



Substantivos simples e compostos

Substantivo simples é aquele formado por um só radical
Composto é formado por mais de um radical


Ex: menino, gurda-chuva, carro, girassol, beija-flor, beijo, pé-de-moleque

Separe os substantivos:

Simples:

Compostos:

Apelidos de colegas da Unesp




Boca de índio, Troista, Barbe, Cantinflas, Mister Ben, Ganso, Boca murcha, Pepe, Capeta, Viola, Vavá, Morto, Costela, Sagui, Chitão, Pardal, Fedido, Fumaça, Tucano, Bambu, Padreco, Flores, Baiano, Vermelho, Fred Mercori, Risadinha, Véio, Burguesa, Bambino, Minuto no Campus, SimSenho, Cartolinha, Indio.

As influências de Pistrak e Paulo Freire após a revolução Russa na Educação


   No período pós revolução Russa de Lenin em 1917, Pistrak propunha uma escola gerida por um coletivo infantil que permitia auto-organização dos alunos.
   O ensino desenvolvido através dos métodos complexos, ou seja em agrupamentos de conhecimentos centrados num tema principal deveria levar esse coletivo a uma ação prática sobre a realidade.
   A integração entre o ensino e o trabalho possibilitaria aos alunos uma inserção concreta do mundo, opondo-se a hipocrisia  da classe dominante, ou seja a burguesia apontada por Lenin a qual se separa a vida da política.
   Pistrak não se limita  a apontar essas linhas gerais, mais preocupa-se em detalhar suas propostas, planejando a estrutura do sistema escolar e fazendo recomendações práticas aos educadores.
   Apesar das diferenças da época e do clima pós-revolucionário, o interesse das páginas dos livros de Pistrak permanece no ambiente escolar da atualidade.
   As questões com os quais ele se preocupava continuar a perturbar os educadores de hoje em sua prática cotidiana em e em seus planos para mudanças futuras.
   A história tem mostrado que a escola sempre esteve a serviço de um regime social determinado de forma que ela sempre foi uma arma nas mãos da classe dirigente, assim uma minoria subordina a maioria aos seus interesses.
   Para Pistrak a escola e a revolução devem caminhar juntas, como uma arma ideológica da revolução de modo que haja clareza entre os trabalhadores sobre os interesses da burguesia e dos proletários.
   Na sua proposta de escola as atividades devem ser realizadas nas oficinas para desenvolver nos alunos, hábitos do trabalho. Para ele a escola de segundo grau deve concentrar na grande indústria, pois a escola é quem prepara o material humano.
   Segundo Pistrak será indispensável o mais intimo contato entre a escola e a economia, se quisermos ter homens que compreendam claramente os princípios de nossa obra construtiva participando ativamente em sua elaboração e assumindo como coisa sua para que a educação social possa atingir seu objetivo é preciso que o administrador, engenheiro, contra-mestre, operário etc. entenda a importância do trabalho e da escola do trabalho.
   Para Freire o conhecimento é um construto social, um processo não simplesmente um produto. Consequentemente concebido em termos de uma dialética "diálogo de debates com a busca da verdade" de oposições contrapõe se radicalmente e epistemologia  idealista e positivista tradicional. 
   A pedagogia freiriana surgiu na América Latina como uma crítica ao paradigma educacional tradicional (autoritário) e também ao seu opositor na região, a pedagogia positivista e comportamental que ganhara terreno na América Latina nos anos 50 e 60.
   Paulo Freire tinha um método baseado no diálogo que abordava situações da vida cotidiana  e que se tornasse alunos ativos a partir das discussões sobre o contexto que viviam.
   Descrever os procedimentos para escolhas das palavras, o modo como eram decompostas em sílabas que depois se juntavam em outras combinações para construir novas palavras.
   Seu trabalho era educar e não doutrinar, seu método era alfabetizar muitos alunos em pouco tempo, 40 horas era o suficiente para ensinar jovens e adultos com palavras geradoras do cotidiano de cada um.
   Os métodos de ensino idealizados por Pistrak e Paulo Freire trouxeram grandes benefícios  para as metodologias educacionais da atualidade.
   Muitas escolas utilizam esses métodos opondo-se ao do ensino tradicional quando o professor era o detentor do saber, eu falo você escuta, alunos não críticos, métodos da decoreba, professor autoritário.
   Métodos de Pistrak e Paulo freire integram o ensino e o trabalho com desenvolvimento complexo de agrupamentos e conhecimentos, esses métodos se coincidem é um sistema que facilita a aprendizagem, tanto das crianças como jovens e adultos conseguem aprender com mais rapidez.
   É uma pedagogia que alfabetiza, busca visão crítica e dialética entre os alunos e promove automaticamente o crescimento intelectual do estudantes.

    
Referências Bibliográficas: PISTRAK, M.,Fundamentos da Escola do trabalho,(3ª ed: 2011),São Paulo:Expressão Popular.
FREIRE, P. (1980). Conscientização: teoria e prática da libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. (Traducão de Kátia de Mello e Silva). 3ª ed. (1ª ed: 1967). São Paulo: Morais. 

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Dados Pessoais


José Ricardo Ferreira Pinto

Marina Dias de Almeida (esposa)
Marcos Barreto (enteado)
Miguel Barreto (enteado)

Endereço: Alameda Nossa Senhora do Rosário nº 6-38 

Parque São Geraldo - Bauru/SP CEP 17021-280

Fone: 14 3206-1240 - 99608-1763